sexta-feira, 7 de março de 2008

"Nós que aqui estamos por vós esperamos"

Comentários


Eu particularmente gostei do filme. Acredito que, quem tenha um mínimo de sensibilidade tenha até se emocionado, como eu.

A crítica ao mundo moderno no qual estamos inseridos. As consequências desse mundo tecnológico para o século XX, o quanto somos nós mesmos, vítimas e culpados por tudo.

Obviamente quando digo isso, estou pensando pelo lado negativo, as guerras, a falta de contato humano, a ânsia pelo poder que sempre gerou desigualdades, o quanto nos tornamos intolerantes com o próximo e não respeitosos com quem é diferente, e pensa diferente.

No lado positivo há muito o que se dizer também. A ciência evoluindo e as curas para as doenças aparecendo, por exemplo. A facilidade de nos locomover em grandes distâncias, a comunicação possibilitada por invenções que também sofreram muitas evoluções em um mesmo século (telefone, TV etc). O discurso é: evoluir para melhorar a qualidade de vida.

Gostei da restrospectiva (mesmo não tendo uma cronologia certinha; que se assemelha a um "mosaico", ou recortes de imagens) a que o filme nos leva; e de saber que "personalidades", que eu sempre soube serem importantes, estão contextualizadas no filme, e até o fato de pessoas comuns terem suas histórias contadas de forma sutil, e forte.




Sem comentários :